segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ação Solidariedade

GINCANA DA SOLIDARIEDADE

Pensar em Solidariedade é pensar em Comunhão e Participação. Assim, solidariedade, representa a ação ou o pensamento realizados em conjunto, o momento em que devemos nos esquecer da individualidade da vida e partir para o crescimento. Este é um dos conceitos de solidariedade, um pensar solidário, e que, portanto não pode ser solitário.
Como nos ensinou Rubem Alves: “A solidariedade é uma entidade do mundo interior. Nem se ensina, nem se ordena, nem se produz. A solidariedade, semente, tem de nascer. ”Como professores, temos o dever de plantar essa semente a cada oportunidade que surge em nosso cotidiano.
Certa vez foi utilizada por Betinho a fábula do Beija-flor como uma metáfora sobre solidariedade. Esta fábula fala de um incêndio ocorrido na floresta, de onde os animais fugiram em pânico. Exceto o beija-flor que corria do rio em direção ao incêndio carregando pequenas gotinhas de água em seu bico. Sendo questionado pelo leão, se ele acreditava mesmo que iria apagar o incêndio com aquelas gotinhas, o beija-flor respondeu: “Não sei se consigo, mas estou fazendo minha parte”. Quando somos solidários, a dor do outro é a nossa. Nos identificamos tal qual seres da mesma espécie. Nos indignamos com a indignação do outro, sofremos com o sofrimento do outro, e até choramos juntos.
Mas, vivemos em um mundo que se torna a cada dia que passa ainda mais exclusivo de interesses terrenos e alheio à dor do outro, porém um evento como este demonstra que assim como Betinho e o beija-flor, existem pessoas que fazem a sua parte.


ASS: Sônia Dias de Oliveira.

Um comentário:

  1. Foi um evento gratificante pelo despertar da solidariedade. Sentimento que cada um manifestou com sua participação e com sua alegria amenizando com certeza a triteza daqueles que em segundos ficaram desamparados.Parabéns a todos pela participação.

    ResponderExcluir